Mulheres Árbitras

Mulheres Árbitras

Ações do Movimento Feminino das Árbitras de Atletismo.
Seguem vídeos e documentos dos movimentos femininos realizados pela ABRAAt e outras entidades pelo mundo:

 


Campanha UNiTE 2030 & Mulheres Árbitras: Campanha 2022

A Campanha UNiTE (UNiTE by 2030 to End Violence Against Women Campaign), lançada em 2008, é uma iniciativa da Secretaria Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) que visa prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas em todo o mundo, convocando uma ação global para aumentar a conscientização, fortalecer a defesa e criar oportunidades para a discussão sobre desafios e soluções do problema.

O slogan “Alaranjar o mundo: acabar com a violência contra as mulheres, agora” refere-se à cor laranja usada para representar um futuro mais brilhante, livre de violência contra mulheres e meninas, como um tema unificador que perpassa todas as atividades globais da Campanha.

Passados 16 dias: Abraat mostra as contribuições para o combate da violência contra mulheres e meninas

Carta aberta sobre o Assédio publicada pela Árbitra Liadine Prandini Damasceno
Carta aberta sobre a Igualdade publicada pela Árbitra Eliane do Rocio Feu
Carta aberta sobre o Respeito publicada pela Árbitra Nadir Benetaci Araujo
Texto aberto sobre o Sufrágistas publicado pela Árbitra Michele Fialla

 


A violência contra a mulher é um tema de relevância mundialmente. Há 5 anos, foi instituído pela ONU o “Dia Laranja” no dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. É um dia alusivo, definido pelas Nações Unidas, para denunciar a violência contra as mulheres no mundo todo e exigir políticas em todos os países para sua erradicação.


  • Outubro Rosa 22

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

A ABRAAt selecionou duas apresentações do canal do INCA com temáticas propostas nas campanhas do Outubro Rosa.


  • 1º Encontro Brasileiro das Árbitras de Atletismo: "empoderamento feminino"

A Associação Brasileira de Árbitros de Atletismo (ABRAAt) realizou no dia 14 de agosto de 2021, encontro de Árbitras de Atletismo com duração superior a 3 horas onde, fizeram tratativas referentes às questões dos temas de proteção à mulher e seu empoderamento. Ganhou evidência a busca do que precisa ser feito, o que já está sendo feito e onde se pretende chegar?

Relatório do 1º EBAA


  • O Limite do Toque Terapeutico

 ABRAAt promoveu videoconferência sobre o "limite do toque terapêutico" no dia 02/10/2020. Recebeu o Fisioterapeuta Dr. Marcos Cláudio Signorelli, Mestre em Fisiologia, Doutor e Pós-Doutor em Saúde Coletiva e Professor da Universidade Federal do Paraná, que fez abordagens sobre "Os limites do Toque Terapêutico e suas reflexões sobre Ética, Gênero e Violência".
(Conteúdo disponível no título)


  • Mediação de Conflitos - Elanne Canuto

A Associação Brasileira de Árbitros de Atletismo - ABRAAt, em virtude do movimento Mulheres no Atletismo, promoveu uma ação no enfrentamento às situações sinalizadas pelo Comitê Feminino da CBAt. O tema proposto para esta oportunidade foi a "Mediação de Conflitos". A ABRAAt apresentou Elanne Canuto em videoconferência onde deixou orientações sobre Prevenção e Soluções de Conflitos. O evento teve como público alvo toda a Família do Atletismo.


A Associação Brasileira de Árbitros de Atletismo - ABRAAt, trouxe no dia 15/07/2020 a Mestre em Administração Priscila da Paz Vieira, Coordenadora do Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes – CIFAL Curitiba, centro vinculado ao UNITAR – Instituto das Nações Unidas e membro do Serviço Social da Indústria do Paraná, para abordar "Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS" que fazem parte de uma agenda global e foram construídos na busca de um mundo mais justo, próspero, sustentável e igualitário até 2030. E a busca pela igualdade de gêneros, essencial para um mundo mais justo, é um desses ODS!
(Conteúdo disponível no título)


A Associação Brasileira de Árbitros de Atletismo - ABRAAt, em virtude dos movimentos de Mulheres e das ações no enfrentamento às situações sinalizadas pelo Comitê Feminino da CBAt, realizou a sua primeira ação no dia 11/07/2020. Convidou a mestre em Psicologia Adriana Maria Bigliardi para abordar o tema "O CORPO FALA". O evento foi aberto aos Árbitros de Atletismo de todo o Brasil, que focou o "Combate ao Assédio e Abuso Sexual e Moral", um dos temas que todos precisamos estar preparados para exercitar. Nenhuma forma de violência é aceitável!
(Conteúdo disponível no título)


A ABRAAt publica a Cartilha de Prevenção ao Assédio Sexual e Moral no Esporte, cumprindo assim as demandas e determinações do Comitê Olímpico Brasileiro para o esporte.
(Conteúdo disponível no título)